Ajude estas associações adoptado os pobres cães que foram abandonados , e caso não os possam adoptar mandem contributos.
Ajudem a travar os abandonos!
A APCA (Associação de Protecção aos Cães Abandonados) é uma associação privada, sem fins lucrativos, que acolhe e protege cães abandonados e que foi fundada em 1958 por quatro amigas que gostavam muito de animais. Adquiriram um terreno em São Pedro de Sintra, onde ainda hoje se localiza o canil. Este terreno tem cerca de 1300 metros quadrados e abriga actualmente uma média de 180 cães. A associação foi constituída legalmente em 1992 e o terreno é pertença da mesma. Adquiriu o estatuto de Utilidade Pública em 1995.
“O nosso principal objectivo é acolher cães abandonados, tratá-los e reencaminhá-los para novos lares onde sejam acolhidos como parte integrante das suas novas famílias. Estima-se que, hoje em dia, haja uma média de 1 milhão de cães abandonados em Portugal. É um número deveras preocupante, tendo em conta que está constantemente a aumentar.
Uma das nossas fortes apostas prende-se com a esterilização das fêmeas, de forma a cortar com o ciclo de reprodução desenfreado que se vem a constatar no nosso país. Todas as fêmeas adoptadas, não sendo cachorras, são entregues já esterilizadas. Todos os cães que são adoptados na APCA são entregues com a vacinação completa e desparasitação interna efectuada, sendo que temos apoio veterinário no nosso canil. Apostamos também na identificação dos cães adoptados, pelo processo de introdução de um microchip subcutâneo, combatendo desta forma o abandono ou perda de animais, permitindo a sua rápida e fácil identificação quando capturados. Todos os cães adoptados na APCA saem com microchip.
Não pretendemos apenas que sejam adoptados - queremos, de todo o coração, que as suas novas famílias tenham em consideração o respeito e o amor que esses mesmos animais terão pelos seus novos donos, a sua nova família. Muitos deles foram abandonados à própria sorte, sofrendo, às vezes, maus tratos. Aqueles que sobrevivem e que conseguimos recolher recebem o tratamento adequado pelos veterinários que trabalham para a Associação.
Depois fazemos verdadeiras maratonas, procurando através de contactos mais próximos, anúncios em publicações, e também em eventos públicos (quando possível), dar a conhecer a nossa missão e representar a APCA em nome de todos os animais que temos no nosso canil.
Se não pode adoptar um cão, por favor ajude-nos com a sua contribuição. Além de bem-vinda é mesmo desejável. Nós e todos os cães da APCA agradecemos sinceramente o seu acto e o seu carinho.”
Mais informações no site oficial: http://www.apca.org.pt/