Morcego-vampiro-comum |
Existem três espécies de morcegos-vampiros : o morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi) e o morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata), e as três espécies alimentam-se de sangue e vivem somente no continente americano, do sul do Texas à Argentina.
Ao contrario do que se teme, os morcegos vampiros não atacam os seres humanos e, dentre os mamíferos, são os únicos exclusivamente hematófagos*.
Os morcegos integram a ordem Chiroptera, a segunda maior em número de espécies entre os mamíferos. O nome Chiroptera tem origem nas palavras gregas quiro ("mão") e ptero ("asa"): são, portanto, animais com as mãos transformadas em asas.
Morcego-vampiro-de-asas-brancas |
Não há consenso entre os biólogos sobre a razão que levou as três espécies de morcegos a evoluir para beber sangue. Uma das teorias defende que os ancestrais dos vampiros comiam carrapatos e, pouco a pouco, passaram a se alimentar diretamente de sangue.
Tamanho: o morcego-vampiro-comum cerca de 35 cm de envergadura (distância entre as pontas das asas abertas), pesa entre 25 e 40 gramas.
Alimentação: sangue.
*animais que se alimentam só de sangue.