24/11/11

Mabeco

Mabeco ou cão-caçador-africano (Lycaon pictus) é um canídeo típico de África que vive em zonas de savana e vegetação esparsa. A sua pelagem é muito característica com manchas de castanho, preto, branco e alaranjado,que deu o nome científico à espécie: Lycaon pictus que significa lobo pintado. A cabeça é em geral mais escura e a cauda termina num tufo branco. As orelhas são grandes e arredondadas e as pernas longas e finas terminam em patas fortes com quatro dedos.





Os mabecos são animais não territoriais que vivem em matilhas até 40 elementos, em média de 7 a 15. A estrutura social do grupo é altamente definida, com um casal alfa no topo que controla as hierarquias separadas de machos e fêmeas.  As suas matilhas são invulgarmente pacíficas , e conflitos entre membros do mesmo grupo são muito raros e em geral limitados à hierarquia das fêmeas na época de reprodução. Os mabecos têm preocupações sociais únicas entre os predadores africanos, se um membro da matilha está doente ou a recuperar de ferimentos, é alimentado pelos restantes e protegido de eventuais ataques.


Tamanho:é um predador de médio porte, tem cerca de 75 a 110 cm de comprimento para 18 a 36 kg de peso;


Lycaon pictus map-tob.png
Habitat: vive em zonas de savana e vegetação esparsa;


Alimentação: As suas presas favoritas são  antílopes,impalas,gazelas,duikers e grandes herbívoros velhos, jovens ou feridos, como gnus e zebras

Os Mabecos são caçadores extremamente bem sucedidos, 4 em cada 5 caçadas acabam em matança.