23/12/11

Rena , a ajudante natalícia


A Rena ou caribou (na América do Norte) é um cervídeo de grande porte, com chifres, que vive em manadas e habita latitudes altas. 
Rentier fws 1.jpgSão características das regiões árcticas do norte do CanadáAlascaRússiaEscandinávia e Islândia.
 Em 1952 a espécie foi reintroduzida com sucesso na Escócia, onde se extinguira no século X.
 As renas são únicas entre os veados, pois tanto os machos como as fêmeas possuem chifres.
A rena apresenta dimorfismo sexual, sendo que os machos, de até 300 kg, chegam a ter quase o dobro do peso das fêmeas, alem de maior altura. Ambos os sexos têm galhadas*, mas são mais elaboradas nos machos. A Rena macho possui os maiores chifres, em relação ao tamanho do corpo, dentre todas as espécies de veados.
Sazonalmente as renas migram grandes distâncias para dar à luz as suas crias,para as longas migrações estão adaptadas com pernas compridas, com cascos afiados e patas peludas que garantem a tracção sobre terrenos congelados e também podem nadar.

Habitat: habita em regiões de latitudes altas;

Alimentação: As suas principais fontes de alimentação são bambus, folhas de sempre-vivas, ervas rasteiras e principalmente líquenes.

Predadores: Lobos, seres humanos e surpreendentemente águias reais, e os corvos por vezes causam cegueiras em renas recém-nascidas.   


Na cultura popular, o trenó do Pai Natal é puxado por renas que o puxam desde a Lapónia, perto do pólo Norte, até às casas das pessoas à volta do mundo para entregar os presentes na noite de Natal.  

galhadas*- estruturas ossificadas que se desenvolvem todos os anos, presentes geralmente apenas nos machos. 

20/12/11

Cobra-coral-ocidental

A Cobra-coral-ocidental é uma cobra da família dos Elapídeos que inclui as serpentes mais venenosas. Cobra-coral aplica-se a diversas espécies, todas elas caracterizadas pela ornamentação das escamas com cores como vermelho,amarelo ou branco e preto.  


Esta cobre é típica do Deserto de Sonora no estado do Arizona e norte do México, para o canto sudoeste do Novo México, no qual aproveita o solo para utilizar a sua estratégia de defesa, caso as suas fortes cores não afugentem os predadores, que consiste em enterrar-se no solo arenoso deixando apenas a cauda enrolada na superfície provocando estalidos e se o predador se aproximar muito da cauda ele emerge mordendo o predador e injectando-o com o seu  potente veneno e fugindo. 


Os efeitos neurotóxicos do seu potente veneno causam paralisia e insuficiência respiratória, mas como para autodefesa só injecta uma milésima de colher de chá os efeitos demoram entre 8 a 24 horas a fazer efeito.

Tamanho: Variam de 33 a 50 centímetros;


Habitat: Locais rochosos, regiões desérticas e terras altas;


Alimentação: o seu alimento preferido são cobras e lagartos.